253604988info@rcaap.pt

Apresentação do 2º Fórum GDI

Realiza-se no próximo dia 31 de março de 2017, na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa, o 2º Fórum de Gestão de Dados de Investigação (Fórum GDI).

O Fórum GDI pretende congregar e dinamizar a comunidade de profissionais e investigadores envolvidos em atividades de suporte à gestão de dados de investigação com o intuito de desenvolver competências técnicas e capitalizar saberes e práticas. É um espaço de capacitação e debate para partilha de ideias, iniciativas emergentes, projetos e boas práticas de suporte à gestão de dados de investigação que procura juntar gestores de repositórios digitais e data centers, técnicos de informação, bibliotecas, arquivos e curadoria de dados, especialistas de informática, investigadores, cientistas de dados e gestores de ciência de instituições de investigação e organismos de financiamento de ciência.

A organização deste 2º Fórum GDI resulta da realização, em setembro de 2016, da Conferência “Dados de Investigação e Ciência Aberta: rumo a uma estratégia nacional” (http://confdados.rcaap.pt) que estabeleceu a necessidade de dinamizar um espaço nacional de cariz interativo que reunisse profissionais do sistema científico nacional envolvidos em atividades de suporte à gestão de dados de investigação. O 1º Fórum GDI realizou-se precisamente no dia subsequente ao da Conferência de Dados e foram iniciativas integradas no quadro do desenvolvimento da Política Nacional de Ciência Aberta do programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Este 2º Fórum GDI seguirá o modelo do primeiro, com um programa de atividades das 09h00 às 17h00 que integra breves apresentações de iniciativas emergentes e projetos (flash talks), uma mesa-redonda sobre “Serviços, papéis e responsabilidades na gestão de dados de investigação nas instituições” e ainda a realização de dois workshops, um subordinado a questões legais de privacidade e licenciamento dos dados e um outro sobre repositórios de dados abertos. Para a concretização da primeira parte deste programa estará aberta até dia 1 de março uma chamada para submissão de propostas de flash talks.

O 2º Fórum GDI é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e promovida no âmbito das atividades do RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, organizado pelo Gabinete da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, FCT-FCCN – Fundação para a Ciência e Tecnologia – Fundação para a Computação Científica Nacional e Universidade do Minho.

 

Programa

09h00-09h30

Abertura e apresentação do 2º Fórum GDI

Luís Manuel de Maia Mendes de Andrade, Presidente do Conselho Executivo da Fundação Portuguesa das Comunicações

Pedro Príncipe, Membro da Comissão Organizadora, Universidade do Minho

Maria Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

09h30-11h00

Flash talks: iniciativas emergentes, boas práticas e projetos associados à GDI

 

As infraestruturas de investigação e a preservação de dados: a experiência do Arquivo Português de Informação Social, Pedro Moura Ferreira, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

ELIXIR Portugal: Plataformas, Casos de Uso e Serviços, José Borbinha, Adelino Canário, João Cardoso, Inês Chaves, Bruno Costa, Cymon Cox, Daniel Faria, Pedro L. Fernandes, Alexandre P. Francisco, Ana T. Freitas, Célia Miguel, Pedro Tiago Monteiro, Gianluca De Moro, Arlindo Oliveira, Daniel Sobral, Miguel Cacho Teixeira, Isabel Sá-Correia, Mário J. Silva, ELIXIR PT

TAIL – Workflow para a gestão de dados de investigação, João Aguiar Castro, Yulia Karimova, João Rocha da Silva, Cristina Ribeiro, Universidade do Porto

Um repositório baseado no paradigma de base de dados, Artur Rocha, Susana Barbosa, Cristina Ribeiro, Gabriel David, Universidade do Porto – INESCTEC

23 coisas: Bibliotecas e Dados CientíficosPedro Príncipe, Universidade do Minho

Kit de Dados de Investigação – RCAAP, Filipe Furtado, José Carvalho, Pedro Príncipe, Universidade do Minho

Artefactos Linked Open Data para utilização no âmbito dos catálogos de dados abertos, Ana Alice Baptista, Universidade do Minho

Moderador: Ana Alves Pereira, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

11h00-11h30
Coffee-Break
11h30-13h00

Sessão temática: Serviços, papéis e responsabilidades na Gestão de Dados de Investigação

 

Keynote:

Research Data Services in European University Libraries: Current Offerings and Plans for the Future, Carol Tenopir (University of Tennessee)

Mesa-redonda:

Os serviços RCAAP para a Gestão de Dados de Investigação, João Mendes Moreira (FCT-FCCN)

O papel e necessidades dos gestores de ciência no apoio à gestão de dados, Rita Gil Mata (CRIA – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto)

O papel dos responsáveis por infraestruturas institucionais no apoio à gestão de dados, Joaquim Frazão Neto (Laboratório Nacional de Engenharia Civil)

Moderador: Eloy Rodrigues, Universidade do Minho

14h30-16h30

Workshops temáticos

 

a) Questões legais: proteção, licenciamento e reutilização de dados

Teresa Nobre, Advogada e Coordenadora Jurídica da Creative Commons Portugal

 b) Repositório de dados abertos: plataformas, software e casos de uso

Filipe Furtado, José Carvalho e Pedro Príncipe, Serviços de Documentação da Universidade do Minho e Bárbara Rodrigues, APIS – Arquivo Português de Informação Social

Moderador: João Mendes Moreira, FCT-FCCN

16h30-17h00

Notas finais e encerramento

Comissão organizadora: Ana Alves Pereira, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; João Mendes Moreira, FCT-FCCN; Eloy Rodrigues, Universidade do Minho.