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Apresentação

Os dias 30 de junho e 1 de julho marcam a realização do 6º Fórum de Gestão de Dados de Investigação (Fórum GDI). Esta edição será diferente quer no âmbito, pois será completamente dedicada às Infraestruturas do Roteiro Nacional e quer na forma, pois face ao surto do vírus Covid-19 em Portugal, teremos uma edição online, em videoconferência, a acontecer entre as 10h00 e as 12h30.

Já com cinco edições realizadas, entre 2016 e 2019, pretende-se em 2020 promover duas realizações do Fórum GDI, uma em julho (edição extra) e outra em novembro. Estes eventos pretendem congregar e dinamizar a comunidade de profissionais e investigadores envolvidos em atividades de suporte à gestão de dados de investigação com o intuito de desenvolver competências técnicas e capitalizar saberes e práticas.

Assim, em 2020 irá realizar-se um fórum extra na área de Gestão de Dados de Investigação destinado às infraestruturas de ciência e tecnologia nacionais, designadamente as do Roteiro, de forma a reforçar o alinhamento nacional que deverá existir com as iniciativas internacionais nesta área. Adicionalmente, no início deste ano, será realizado um inquérito dirigido aos gestores das infraestruturas do Roteiro, com o objetivo de reunir informação sobre as respetivas iniciativas de gestão de dados e serviços. A realização deste fórum será uma oportunidade para partilhar os resultados deste inquérito junto da comunidade.

A realização do Fórum Gestão de Dados de Investigação para Infraestruturas terá como principais objetivos:

  • Obter e partilhar uma visão abrangente do estado da maturidade na gestão dos dados de investigação nas infraestruturas do Roteiro, nomeadamente através da partilha dos resultados do inquérito realizado e de testemunhos relevantes em cada área;
  • Informar os gestores de infraestruturas do roteiro sobre iniciativas nacionais e internacionais de relevo para as suas atividades, nomeadamente: EOSC, FAIR, OpenAIRE, RDA-pt, PTCRIS/FREYA;
  • Dar a conhecer a estratégia nacional para a área de gestão de dados de investigação;
  • Promover a troca de experiências e boas práticas entre os vários participantes reforçando o potencial do desenvolvimento de uma comunidade de prática de profissionais de suporte à gestão de dados;
  • Dar a oportunidade a gestores de infraestruturas de apresentarem e partilharem os serviços por eles disponibilizados indicando, em particular, os que tratam o ciclo de gestão de dados.

O programa do Fórum GDI inclui normalmente uma sessão de flash talks para apresentação de iniciativas emergentes ou boas práticas associadas ao suporte à gestão de dados, no entanto, dado o formato especial previsto para esta edição extra, esta sessão não será realizada, mas está prevista a exposição de posters para apresentação de projetos, ferramentas ou soluções técnicas de apoio à gestão de dados (formato que tinha sido já sugerido pelos participantes em edições anteriores), pelo que será aberto um período de submissão de propostas. [NOTA: a sessão de posters só irá ocorrer no formato presencial de realização do evento]

Datas importantes:

– Abertura das inscrições: 4 de maio

– Encerramento das inscrições dos participantes: 29 de junho

– Publicação do programa final: 26 de maio

– Realização do 6º Fórum GDI: 30 de junho e 1 de Julho