253604983info@rcaap.pt

Sobre

O Fórum GDI é um espaço de debate e partilha de ideias, projetos e boas práticas de Gestão de Dados de Investigação (GDI) que procura juntar profissionais de apoio à gestão de dados em instituições de investigação e organismos de financiamento de ciência, nomeadamente, gestores de repositórios digitais e data centers, técnicos de informação, bibliotecas e arquivos, curadores de dados, especialistas de informática, investigadores, cientistas de dados, gestores de ciência e encarregados de proteção de dados.

No Fórum GDI procura-se congregar e dinamizar a comunidade de profissionais e investigadores envolvidos em atividades de suporte à Gestão de Dados de Investigação com o intuito de desenvolver competências técnicas,  capitalizar saberes e práticas e promover coordenação de iniciativas nacionais.

Atualmente o Fórum GDI já é mais do que um evento! Para além da organização do evento de base anual, com apresentação de projetos e boas práticas, debate de questões emergentes e realização de workshops, o Fórum GDI tem grupos de trabalho dedicados a temáticas especificas de suporte à GDI. As atividades dos grupos de trabalho são desenvolvidas em 3 áreas: 1) Repositórios de Dados: Tecnologia, organização e certificação; 2) Formação e competências para Gestão e Dados FAIR; 3) Políticas, estratégias e recomendações GDI.

A dinamização do Fórum GDI surge de necessidades identificadas por diferentes especialistas e atores no domínio da Gestão de Dados de Investigação nas instituições do sistema cientifico nacional. Resulta do desenvolvimento de projetos e infraestruturas de informação e dados científicos, no âmbito da FCT-FCCN, do projeto RCAAP e de várias instituições de investigação e ensino superior e no contexto da construção da Política Nacional de Ciência Aberta.

Histórico dos evento anuais

Grupos de trabalho

  • Repositórios de Dados: Tecnologia, organização e certificação (LINK)
  • Formação e competências para Gestão e Dados FAIR (LINK)
  • Políticas, estratégias e recomendações GDI (LINK)