Grupos de Trabalho / Repositórios de Dados: Tecnologia, organização e certificação
Resultados
Materiais
O Grupo de Trabalho Repositórios de Dados: Tecnologia, organização e certificação, integra num dos seus objetivos a sistematização do conhecimento e respetiva divulgação de informação sobre as funções que os repositórios de dados desempenham nas instituições e, como estes estão ao serviço das práticas de gestão e publicação dos investigadores. Os resultados estão organizadores de acordo com o público alvo:
– Gestor de repositórios e curadores
– Investigadores
Formação
No âmbito da formação, este grupo propõe-se também a realizar sessões de formação. Consulte os workshops organizados.
Materiais: Sob o ponto de vista do gestor de repositório de dados
Foi iniciado o trabalho de reunir um conjunto de recursos de informação que se consideram relevantes nesta área do conhecimento. Os recursos aqui apresentados foram selecionados seguindo alguns critérios, tais como a sua relevância, atualidade e autoria, e pretende-se que sejam continuamente atualizados com novas entradas. Estes recursos estão organizados por categorias:
– Infraestrutura
– Certificação
– Curadoria
– Preservação
– Diretório de repositórios de dados
Tabela comparativa de características e funcionalidades de quatro softwares para o depósito, gestão e publicação de dados de investigação disponíveis para instalação própria.
Este guia fornece instruções passo a passo para a curadoria de conjuntos de dados depositados em repositórios. O guia está estruturado com base no acrónimo CURATION de forma a fornecer um lembrete fácil para curadores, especialmente aqueles que estão a iniciar essa atividade, sobre as principais etapas do processo de curadoria e boas práticas.
Iniciou-se um trabalho de recolha de casos de uso de implementação de repositórios de dados institucionais e temáticos, focando-se essencialmente na sua caracterização geral; aspetos de políticas e processos; aspetos técnicos da plataforma e agregação em diretórios e certificação. Já contamos com 5 casos de estudo.
Materiais: Sob o ponto de vista do investigador
Infográfico concebido numa perpectiva de esclarecer o investigador, de forma ilustrativa, sobre as principais razões associadas ao depósito de dados num repositório confiável.
Boletim informativo para investigadores elaborado que tem como principal objetivo dotar os investigadores, gestores de dados e públicos relevantes, de ferramentas que promovam o depósito de dados, cumprindo determinados procedimentos, indo de encontro às orientações emanadas pelos organismos financiadores (ex. UE) e instituições nacionais e internacionais especializadas na GDI, no contexto da Ciência Aberta e na implementação dos princípios FAIR.
Boletim informativo para investigadores
Facultar aos investigadores, gestores de dados e research support staff, linhas orientadoras para uma escolha informada de infraestruturas adequadas e fiáveis para o depósito dos resultados de investigação de um projeto, quer se trate de publicações, dados, software ou outros resultados associados. Cumprir com as orientações emanadas pelos organismos financiadores (ex. UE) e instituições nacionais e internacionais especializadas na Gestão de Dados de Investigação (GDI), no contexto da Ciência Aberta e na implementação dos princípios FAIR.
Infográfico traduzido e adaptado pelo Grupo de Trabalho de Repositórios de Dados: Tecnologia, organização e certificação do Fórum GDI, a partir do original “Data & code sharing: perceived barriers and solutions” publicado no artigo: Gomes, D. G. E., Pottier, P., Crystal-Ornelas, R., Hudgins, E. J., Foroughirad, V., Sánchez-Reyes, L. L., … Gaynor, K. (2022, June 11). Why don’t we share data and code? Perceived barriers and benefits to public archiving practices. https://doi.org/10.31222/osf.io/gaj43
Formação: Workshops
Curadoria de Dados em Repositórios: fluxos de trabalho e serviços
- Ver recursos
- Data: 25/11/2021