253604988info@rcaap.pt

Grupos de Trabalho / Repositórios de Dados: Tecnologia, organização e certificação

Resultados

Materiais

O Grupo de Trabalho Repositórios de Dados: Tecnologia, organização e certificação, integra num dos seus objetivos a sistematização do conhecimento e respetiva divulgação de informação sobre as funções que os repositórios de dados desempenham nas instituições e, como estes estão ao serviço das práticas de gestão e publicação dos investigadores. Os resultados estão organizadores de acordo com o público alvo:
Gestor de repositórios e curadores
Investigadores

Formação

No âmbito da formação, este grupo propõe-se também a realizar sessões de formação. Consulte os workshops organizados.


Materiais: Sob o ponto de vista do gestor de repositório de dados

Foi iniciado o trabalho de reunir um conjunto de recursos de informação que se consideram relevantes nesta área do conhecimento. Os recursos aqui apresentados foram selecionados seguindo alguns critérios, tais como a sua relevância, atualidade e autoria, e pretende-se que sejam continuamente atualizados com novas entradas. Estes recursos estão organizados por categorias:
– Infraestrutura
– Certificação
– Curadoria
– Preservação
– Diretório de repositórios de dados

Criado com o Padlet

Tabela comparativa de características e funcionalidades de quatro softwares para o depósito, gestão e publicação de dados de investigação disponíveis para instalação própria.

DOI

Este guia fornece instruções passo a passo para a curadoria de conjuntos de dados depositados em repositórios. O guia está estruturado com base no acrónimo CURATION de forma a fornecer um lembrete fácil para curadores, especialmente aqueles que estão a iniciar essa atividade, sobre as principais etapas do processo de curadoria e boas práticas.

DOI

Iniciou-se um trabalho de recolha de casos de uso de implementação de repositórios de dados institucionais e temáticos, focando-se essencialmente na sua caracterização geral; aspetos de políticas e processos; aspetos técnicos da plataforma e agregação em diretórios e certificação. Já contamos com 5 casos de estudo.

Topo da página


Materiais: Sob o ponto de vista do investigador

Infográfico concebido numa perpectiva de esclarecer o investigador, de forma ilustrativa, sobre as principais razões associadas ao depósito de dados num repositório confiável.

DOI

Boletim informativo para investigadores elaborado que tem como principal objetivo dotar os investigadores, gestores de dados e públicos relevantes, de ferramentas que promovam o depósito de dados, cumprindo determinados procedimentos, indo de encontro às orientações emanadas pelos organismos financiadores (ex. UE) e instituições nacionais e internacionais especializadas na GDI, no contexto da Ciência Aberta e na implementação dos princípios FAIR.

DOI

Boletim informativo para investigadores

Facultar aos investigadores, gestores de dados e research support staff, linhas orientadoras para uma escolha informada de infraestruturas adequadas e fiáveis para o depósito dos resultados de investigação de um projeto, quer se trate de publicações, dados, software ou outros resultados associados. Cumprir com as orientações emanadas pelos organismos financiadores (ex. UE) e instituições nacionais e internacionais especializadas na Gestão de Dados de Investigação (GDI), no contexto da Ciência Aberta e na implementação dos princípios FAIR.

DOI

Infográfico traduzido e adaptado pelo Grupo de Trabalho de Repositórios de Dados: Tecnologia, organização e certificação do Fórum GDI, a partir do original “Data & code sharing: perceived barriers and solutions” publicado no artigo: Gomes, D. G. E., Pottier, P., Crystal-Ornelas, R., Hudgins, E. J., Foroughirad, V., Sánchez-Reyes, L. L., … Gaynor, K. (2022, June 11). Why don’t we share data and code? Perceived barriers and benefits to public archiving practices. https://doi.org/10.31222/osf.io/gaj43

DOI

Topo da página


Formação: Workshops

Curadoria de Dados em Repositórios: fluxos de trabalho e serviços

Topo da página