253604983info@rcaap.pt

Apresentação do 4º Fórum GDI

 

No próximo dia 16 de novembro, realiza-se o 4º Fórum de Gestão de Dados de Investigação (Fórum GDI), no Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Já com três edições realizadas, entre 2016 e 2017, o Fórum GDI pretende congregar e dinamizar a comunidade de profissionais e investigadores envolvidos em atividades de suporte à gestão de dados de investigação com o intuito de desenvolver competências técnicas e capitalizar saberes e práticas.

É um espaço de capacitação e debate para partilha de ideias, iniciativas emergentes, projetos e boas práticas de suporte à gestão de dados de investigação que procura juntar gestores de repositórios digitais e data centers, técnicos de informação, bibliotecas, arquivos e curadoria de dados, especialistas de informática, investigadores, cientistas de dados e gestores de ciência de instituições de investigação e organismos de financiamento de ciência.

Este 4º Fórum GDI segue o modelo das três edições anteriores, com um programa das 09h30 às 17h00 que prevê a presença de especialistas numa sessão temática, apresentações de projetos, iniciativas emergentes e boas-práticas na sessão dedicada a flash talks e ainda o espaço para realização de workshops.

Datas importantes:

– Período de submissão de propostas: 11 de junho a 10 de setembro 17 de setembro
– Notificação dos proponentes das propostas:  17 setembro 21 de setembro
Inscrições dos participantes: 25 de julho a 12 de novembro
– Realização do 4º Fórum GDI: 16 de novembro

 

O 4º Fórum GDI é organizado pela FCT-FCCN – Fundação para a Ciência e Tecnologia através da sua unidade FCCN e Universidade do Minho, promovido no âmbito da Política Nacional de Ciência Aberta e das atividades do RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal.

Este 4º Fórum GDI conta com o apoio do Instituto Politécnico de Castelo-Branco e da Embaixada dos Estados Unidos da América – American Corners Portugal.