253604983info@rcaap.pt

Programa

09h30-10h00

Abertura e apresentação do 4º Fórum GDI


António Fernandes, Presidente do Conselho Diretivo do IPCB
Pedro Príncipe, Serviços de Documentação da Universidade do Minho
João Nuno Ferreira, FCT-Computação Científica Nacional

10h00-11h30

Flash talks: iniciativas emergentes, boas práticas e projetos associados à GDI

 

1. Social Sciences DataLab (Laboratório de Dados de Ciências Sociais), Ana Catarina Mateus Reis, Universidade Nova de Lisboa.

2. Avaliação da análise de conteúdo para a produção de metadados específicos em domínios experimentais, João Aguiar Castro e Cristina Ribeiro, INESC TEC, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Cristiana Landeira, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

3. A Ciência Aberta é possível com dados clínicos? Ferramentas para planeamento e avaliação de risco, Joana Rodrigues, João Aguiar Castro e Cristina Ribeiro, INESC TEC, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Célia Sales e Paula Mena Matos, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

4. Integração das plataformas LabTablet e Dendro com as soluções EUDAT B2DROP e B2Share, João Rocha da Silva, Nelson Pereira, Pedro Dias, Bruno Barros, INESC TEC, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

5. Data RepositóriUM: projeto de implementação do repositório de dados para a Universidade do Minho, Pedro Príncipe, Eloy Rodrigues, Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

6. O curso Research Data Management da NOVA Escola Doutoral, Antónia Correia, Serviços de Documentação da Universidade do Minho, Isabel Andrade, Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, Susana Lopes, Nova School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa.

7. O Essencial da Gestão de Dados de Investigação: MOOC para a plataforma NAU, Pedro Príncipe, José Carvalho, Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

8. O Portal FOSTER Plus no apoio à gestão de dados de investigação, Eloy Rodrigues, Antónia Correia, Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

9. A Research Data Alliance e as infraestruturas do roteiro em Portugal, Cristina Ribeiro, Gabriel David, INESC TEC, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, João Nuno Ferreira, FCT-Computação Científica Nacional.

Moderadora: Paula Moura, Serviços de Documentação da Universidade do Minho

11h30-12h00
Coffee-Break
12h00-13h00

Sessão plenária | keynote Speaker

 

Research Data Management at Harvard, Data sharing and the Dataverse project, Mercè CrosasDiretora da Secção de Ciência de Dados do Instituto de Ciências Sociais Quantitativas da Universidade de Harvard

Moderador: João Nuno Ferreira, FCT-Computação Científica Nacional

14h00-16h00

Workshops

 

  • Café com Dados… O essencial da Gestão de Dados de Investigação: demonstração de ferramentas para o ciclo de vida dos dados e discussão sobre Open Data e como tornar os dados FAIR
    Antónia Correia e Pedro Príncipe, Serviços de Documentação da Universidade do Minho, Pedro Fernandes, Instituto Gulbenkian de Ciência
  • Proteção de dados e privacidade: questões legais na gestão de dados de investigação
    Henrique Manuel Dinis Santos, Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho e Mercè Crosas, IQSS, Universidade de Harvard
    Moderador: João Mendes Moreira, FCT-Computação Científica Nacional
16h00-17h00

Sessão plenária – Breve relato dos workshops. Notas finais e encerramento

  • Relatos dos workshops, Vasco Vaz, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Pedro Fernandes, Instituto Gulbenkian de Ciência.
  • Anúncio do nó nacional da Research Data Alliance – RDA PT, Cristina Ribeiro, Universidade do Porto.
  • Conclusões e próximas ações, João Nuno Ferreira, FCT-Computação Científica Nacional, Pedro Príncipe, Serviços de Documentação da Universidade do Minho.