253604983info@rcaap.pt

Programa do 7.º Fórum

Apresentação | Organização | Submissões | Programa | Inscrições

17 novembro

09h30-10h00: Abertura

Pedro Príncipe, Serviços de Documentação da Universidade do Minho
João Nuno Ferreira, FCT-Computação Científica Nacional

Apresentação do Relatório técnico sobre ferramentas para a elaboração de Planos de Gestão de Dados, Filipa Pereira, FCT-Computação Científica Nacional

10h00-11h00: Mesa redonda: Planos de Gestão de Dados na prática

  • Perspetiva do financiador: Planos de gestão de dados na NWO, Maria Cruz, Policy Advisor Open Science – Dutch Research Council (NWO) 
  • Planos de Gestão de Dados nas Infraestruturas de investigação: o caso da BioData.PT – Ana Portugal Melo e José Leal, BioData.pt, Instituto Gulbenkian de Ciência
  • Experiências do pesquisador do campo da saúde com Plano de Gestão de Dados da Fiocruz – Viviane Veiga, Instituto Comunicação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz

Moderador: João Mendes Moreira

11h00-11h20: Pausa

11h20-12h15: Flash Talks | Iniciativas emergentes, boas práticas e projetos associados à GDI

  1. A Gestão de Dados de Investigação na Infraestrutura: ROSSIO, Nuno Freire, Bruno Almeida, Daniel Monteiro, Infraestrutura ROSSIO, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.
  2. A iniciativa AIR_DataNet, Susana Barbosa, INESC TEC, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
  3. A certificação dos arquivos no âmbito das boas práticas de gestão de dados de investigação: a experiência do APIS, Patrícia Miranda, Pedro Moura Ferreira, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
  4. LookCrim: Os desafios da compatibilização de bases de dados na Criminologia, Vanessa Azevedo, Universidade Fernando Pessoa (UFP), Rui Maia, CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória», UFP, Ana Sani, UFP, Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (CIEC)
  5. MOOC “O Essencial da Gestão de Dados de Investigação”: resultados da 1.ª edição e próximos passos, Pedro Príncipe, André Vieira, José Carvalho, Antónia Correia, Paula Moura e Eloy Rodrigues, Serviço de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.

Moderador: Eloy Rodrigues

12h15: Update EOSC: European Open Science Cloud

João Mendes Moreira, FCT-Computação Científica Nacional

18 de novembro

09h30-11h00: Workshops (sessões paralelas)

Repositórios de Dados: serviços, casos de uso e certificação
  1. Serviços de repositório de dados em Instituições os casos do: Dataverse da Universidade do Minho (DataRepositóriUM), CKAN do INESC TEC (rdm.inesctec)
  2. DataverseNO – repositório de dados de investigação da Noruega, Philipp Conzett, Arctic University of Norway
  3. Introdução aos requisitos essenciais para Repositórios confiáveis:
    – Quadro para Boas Práticas em Repositórios da Comunidade COAR
    – CoreTrustSeal – Core Trustworthy Data Repositories

Moderadores: Paula Moura e Pedro Príncipe

Café com Dados… roadmaps institucionais para serviços de GDI
  1. Estabelecimento de estratégias e planos de intervenção para os serviços de GDI nas instituições
  2. RDM readiness (projeto LEARN): Kit de ferramentas de melhores práticas para gestão de dados de investigação, Ignasi Labastida, Director of the Office for the Dissemination of Knowledge, Universidade de Barcelona
    a) Trabalhos de grupo
  3. Do I-PASS for FAIR: uma ferramenta de autoavaliação para medir a FAIR-ness de uma organização 
    a) Trabalhos de grupo
  4. Discussão em plenário sobre prioridades institucionais e suporte de serviços nacionais

Moderadores: Eloy Rodrigues e Filipa Pereira

11h00-11h20: Pausa

11h20-12h10: Flash Talks | Iniciativas emergentes, boas práticas e projetos associados à GDI

  1. O Impacto do Programa R4BDM, João Cardoso, Daniel Faria, José Borbinha, INESC-ID, Lisboa, Biodata.pt, Rafael Santos, Ana M. P. Melo, Instituto Gulbenkian para a Ciência, Biodata.pt e Marta Silva, Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier – UNL, Biodata.pt.
  2. ARGOS: ferramenta para elaboração de planos de gestão de dados disponibilizada pela infraestrutura OpenAIRE, Pedro Príncipe, André Vieira e Paula Moura, Serviço de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.
  3. Remar em equipa: uma perspetiva sobre a organização do trabalho no projeto DUnAs, Susana Lopes, Rita Gonçalves, Diana Silva, Cecília Reis, Nuno Cruz, Cristina Cortês, Bella Nolasco, Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro, José Carvalho e Pedro Lobo, Serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação da Universidade de Aveiro.
  4. Desenvolvimento de um quadro de competências sobre dados FAIR para as Instituições de Ensino Superior, Pedro Príncipe, André Vieira, Serviço de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.

Moderador: Filipa Pereira

12h10-12h30: Linhas de ação para o Fórum GDI & Encerramento

Discussão sobre a organização de grupos de trabalho nacionais no âmbito do Fórum GDI, Filipa Pereira e Pedro Príncipe

Encerramento, Eloy Rodrigues, Serviços de Documentação da Universidade do Minho; João Mendes Moreira, FCT-Computação Científica Nacional